Agora vamos criar um novo projeto Android indo no menu "File" / "New" /
"Other". Selecion o projeto Android conforme figura abaixo. Depois de
selecionar, clique em "Next":
Após clicar em "Next" na figura acima. Vamos chamar o nosso projeto "Project name" de ProjetoAndroid.
Em "Package name" vamos digitar "com.android.hello". Em Activity name
digitaremos "AppHello" e em "Application name" digitaremos "App Hello World",
é só conferir na figura abaixo. Depois é só clicar em "Finish".
Pronto! Nosso projeto foi criado. Em Package Explorer, vamos dar uma
olhada na estrutura do Projeto, simplesmente clicando no botão "+". É só seguir
a figura abaixo, aproveite e abra o arquivo AppHello.java .
Bom, agora irei descrever a estrutura de um projeto Android. Observem
que dentro da pasta ProjetoAndroid existe uma pasta chamada "src", dentro
dela é que ficam os códigos fonte java das aplicações. Observem que o arquivo
AppHello.java se encontra dentro do pacote "com.android.hello" (Esse pacote
também é uma pasta). Esse arquivo é a nossa aplicação Android. Vou
descrever em detalhes o arquivo AppHello.java (Veja o código abaixo):
package com.android.hello;import android.app.Activity;import android.os.Bundle;public class AppHello extends Activity {/** Called when the activity is first created. */@Overridepublic void onCreate(Bundle icicle) {super
setContentView(R.layout..onCreate(icicle);main);}
}
Diferentemente das aplicações comuns de Java, toda classe para
aplicação Android deve ser derivada da classe Activity (Atividade) e possui
como método principal, o método onCreate. Dentro desse método ele invoca o
método onCreate da super classe passando mesmo parâmetro (o icicle), logo
após esse método, vem o método setContentView, responsável por exibir a tela
da minha aplicação , baseado nos layouts xml, por padrão ele chama o arquivo
"main.xml".
Dentro da pasta ProjetoAndroid existe um diretório chamado "res", onde
ficam armazenados todos os recursos utilizados pela aplicação. Dentro do
diretório "res" existem três diretórios, cada um deles com uma finalidade, que
descreverei agora:
- O diretório drawable armazena todas as imagens que irei utilizar na
minha aplicação. Por padrão , ele tem uma imagem chamada "Icon.png", que é
usada como ícone da aplicação Android.
- O diretório layout armazena todas os layouts da aplicação Android, que
normalmente são arquivos ".xml". Para quem conhece a combinação HTML +
JavaScript, o Android é similar, é a combinação de XML + Java, logo todos os
nosso componentes vão ser adicionados usando tags XML. Por padrão, o
arquivo de layout é o main.xml. Veja o seu código abaixo:
<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
<LinearLayout
xmlns:android="http://schemas.android.com/apk/res/android"
android:orientation="vertical"
android:layout_width="fill_parent"
android:layout_height="fill_parent"
>
<TextView
android:layout_width="fill_parent"
android:layout_height="wrap_content"
android:text="Hello World, AppHello"
/>
</LinearLayout>
Observe que após o a primeira linha (prólogo xml), existe uma tag
chamada LinearLayout, responsável por organizar os componentes exibidos na
tela, por padrão os componentes são distribuídos na vertical pelo atributo
android:orientation="vertical".
Dentro desta tag, existe uma chamada TextView, que representa um texto
a ser exibido na tela , por padrão, ele irá exibir "Hello World, AppHello" atrvés do
atributo android:text="Hello World, AppHello".
- O diretório values armazena valores estáticos que podem ser utilizados por
um arquivo ".XML". Normalmente esses valores estáticos devem ser
armazenados no arquivo "strings.xml". Veja o código desse arquivo abaixo :
<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
<resources>
<string name="app_name">App Hello World</string>
</resources>
Observem que dentro desse arquivo eu declaro um valor estático chamado
app_name, cujo valor é App Hello World.
Dentro da pasta ProjetoAndroid, existe um arquivo chamado
"AndroidManifest.xml" , esse arquivo é o sistema nervoso de uma aplicação em
Android. É nele que ficam as definições referentes à aplicação. Veja o código
dele abaixo:
<?xml version="1.0" encoding="utf-8"?>
<manifest xmlns:android="http://schemas.android.com/apk/res/android"
package="com.android.hello">
<application android:icon="@drawable/icon">
<activity android:name=".AppHello"
android:label="@string/app_name">
<intent-filter>
<action android:name="android.intent.action.MAIN" />
<category
android:name="android.intent.category.LAUNCHER" />
</intent-filter>
</activity>
</application>
</manifest>
Observem algumas tags interessantes. A tag <application> possui o
atributo android:icon, no qual especifico o ícone da aplicação. Como havia
citado anteriormente, todas as imagens ficam no diretório drawable e nesse
diretório existe um arquivo de chamado "icon.png" que será o ícone da minha
aplicação. Logo, para usar esse ícone neste atributo, deve-se passar o valor
"@drawable/icon" .Observem que quando informamos o ícone, ele deve ser
informado sem a extensão (nesse caso, PNG).
Observem agora a tag <activity>, ela define uma atividade (Activity),.
Dentro desta tag, eu possuo o atributo chamado android:label que define o título
da minha aplicação. O título que será exibido e o valor que está armazenado no
valor estático app_name. Isso é obtido pela atribuição
android:label="@string/app_name".
Como havia falado a aplicação Android nada pais é do que a combinação
Java + XML. Agora, como um código Java vai acessar um componente que está
escrito em XML ? Ah, essa é a finalidade do arquivo R.java, ele funciona como
uma "interface" entre o código Java e o código XML, logo, se eu quiser
manipular em tempo de execução um componente via Java, tenho que fazer
interface com esse arquivo. Em breve vamos ver como.
OBS:
modificado automaticamente de acordo com as mudanças feitas no projeto.
Vamos executar nossa aplicação. Va no Run / Open Run Dialog. Será
aberta uma caixa de diálogo com vários itens. Clique com o botão direito do
mouse no item "Android Application" e selecione a opção New.
Feito isso, na propriedade name ao lado digite AppAndroid. Em project
selecione o projeto que criamos em clicando no botão Browse, com o nome de
ProjetoAndroid. E por último, em Activity, selecione a atividade
"com.android.hello.AppHello".
Agora é só clicar em Run e rodar a aplicação. Quando o emulador Android
é executado, abre junto com ele uma caixa de dialogo.
Normalmente, eu desmarco a opção "Send usage statistics to Google" e clico
em "Proceed".
Pra vocês que estão executando pela primeira vez o emulador do Android,
vê que o emulador é uma espécie de IPhone vermelho com umas teclas ao
lado. No início mostra o título Android. Depois, vem aquela bolinha vermelha
que fica batendo de um lado para outro, quando chega essa parte, normalmente
demora em torno de 2 a 10 minutos (dependendo da sua máquina. É
recomendável que você tenha no mínimo 512 MB de memória e um processador bem rápido para um bom desempenho da execução) para a
aplicação ser exibida , mesmo sendo essa aplicação algo muito simples.
Passado o tempo que citei acima, será mostrada a nossa aplicação e
também duas mensagens (ou uma dependendo de alguns casos). Se aparecer,
clique no botão "Force Close" ou com o mouse ou com o botão vermelho central
situado no aparelho.
Pronto, nossa aplicação está rodando sem problemas. O arquivo R.java não pode ser modificado manualmente.
Bom, teria os codigos para download?
ResponderExcluirmuito obrigado.